imagesamssbsiOs sindicatos representativos dos trabalhadores em conflito com o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI)/SAMS Sul entregam, hoje, uma exposição e um pedido de audiência ao ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, para solicitar a intervenção do ministro que publicamente tem defendido a Contratação Colectiva.

Recorde-se que o SBSI, sindicato filiado na UGT, abandonou os processos negociais e aposta na caducidade das Convenções Colectivas que, no passado, livremente subscreveu com os sindicatos.

“A direcção do SBSI, para além de querer rasgar as convenções, instituiu os falsos “recibos verdes”, como forma privilegiada de contratação e tem gerado um clima de assédio moral e de perseguição aos delegados e dirigentes destes sindicatos, mas também aos trabalhadores que aderiram à greve em 11 de Janeiro e então denunciaram publicamente as ilegalidades”, denunciam os sindicatos.

Estas situações, que já foram apresentadas numa audiência na Comissão Parlamentar do Trabalho, solicitada pelos sindicatos, são também reportadas nesta exposição ao ministro do Trabalho.

Sindicatos representativos dos trabalhadores do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas:

- Sindicato Enfermeiros Portugueses (SEP);
- Sindicato Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP);
- Sindicato Médicos da Zona Sul (SMZS);
- Sindicato Nacional Técnicos Superiores de Saúde (STSS);
- Sindicato Nacional Profissionais Farmácia e Paramédicos (SIFAP);
- Sindicato Fisioterapeutas Portugueses (SFP).