Os operadores de armazém das logísticas da Sonae, com 5, 10, 15, 20 anos de casa, têm salários de 557€. Caricatamente a Sonae anuncia salários para as novas admissões de 565€, os trabalhadores que já lá estavam, nem todos viram o seu salário actualizado para os tais 565€. além do que não é reconhecida a diferenciação entre níveis de qualificação.

cesp sonaeEntretanto continua sem haver uma proposta, quer da Sonae quer da associação patronal (APED) para correcção da injustiça na carreira profissional de operador de armazém. De facto as logísticas da grande distribuição são fundamentais para os resultados e os estrondosos lucros destas empresas (a própria Sonae anunciou em 2016 lucros de 500 mil euros por dia) e o trabalho qualificado destes trabalhadores, em tudo semelhante aos trabalhadores destas empresas nas lojas, não é reconhecido sendo que, em topo de carreira, as diferenças salariais chegam a ultrapassar os 80€ por mês.

Os trabalhadores em greve realizaram acções de piquete de greve e manifestação na Maia e Azambuja.

A Sonae em reuniões com o Sindicato, no dia 22 de Fevereiro e hoje mesmo, afirma reconhecer a justiça da reivindicação dos trabalhadores e diz estar a trabalhar em conjunto com a APED para apresentação de uma contraproposta que vá ao encontro destas reivindicações.

Os trabalhadores consideram positivas estas evoluções e manifestam desde já a sua determinação em prosseguir caso na reunião de negociação do contrato colectivo agendada para 9 de Março não sejam apresentadas propostas que venham efectivamente ao encontro das reivindicações dos trabalhadores.

Os trabalhadores da (Logísticas / Entrepostos da Maia e Azambuja) estão em greve pela exigência de resposta da empresa às suas justas reivindicações:
- Aumento dos salários
- Correcção da injustiça da carreira profissional dos operadores de armazém
- Pela passagem a efectivos dos trabalhadores contratados a termo ou colocados por empresas de trabalho temporário
- Negociação do Caderno Reivindicativo

Fonte: CESP