574980Os recentes acontecimentos na fábrica da SAPEC, em Setúbal, no Parque da Mitrena não podem ficar só pela extinção e rescaldo dos incêndios na unidade de enchimento de solventes, e nos armazéns do enxofre. É necessário mais prevenção e medidas de segurança para todo o Parque da Mitrena e populações envolventes, exigiu a União do Sindicatos de Setúbal numa nota de imprensa divulgada hoje.

Aquela organização sindical entende que os acidentes ocorridos em 14 de Fevereiro, nos armazéns do enxofre, e em 21 de Março, na unidade de enchimento de solventes, levantam questões que têm de ser respondidas:

- Como podem as instituições garantir que a qualidade do Ar não foi afectada quando não existe medidor da qualidade do Ar no Parque da Mitrena? Os dois medidores existentes em Setúbal situam-se na Praça do Quebedo, a 7,7 Km de distância, e o outro junto à Secil a 13,1 Km.

- Que plano integrado de prevenção de segurança existe para o Parque da Mitrena e população envolvente em caso de fuga ou explosão de produtos químicos, Que fazer? Como agir? Que medidas tomar? Que informações têm trabalhadores e população em caso de fuga ou explosão de agentes químicos perigosos?

A União do Sindicatos de Setúbal considera ainda que é urgente a construção de melhores acessibilidades ao Parque Mitrena, designadamente, a ligação da zona em questão à Estrada Nacional 10, uma vez que a actual estrada da fuga parece insuficiente para a evacuação dos trabalhadores a laborar naquela zona em caso de acidente.

FONTE: União do Sindicatos de Setúbal