SAM 1252O Sindicato da Hotelaria do Norte realizou ontem uma acção de protesto e denúncia pública à porta do Palace Vidago Hotel porque empresa já não atualiza os salários há seis anos consecutivos, discriminando os trabalhadores desta unidade hoteleira em relação aos demais do grupo Unicer. Também são discriminados nos prémios e regalias sociais praticados no grupo.

Os salários praticados no Palace Vidago Hotel são muito baixos, se comparados com os demais hotéis de cinco estrelas.

O sindicato apresentou um Caderno Reivindicativo com aumentos salariais e outras melhorias sociais, mas empresa recusa o diálogo e a negociação.

Muita precariedade e falsos estágios

Todos os dias há trabalhadores precários e estagiários a trabalhar no hotel em várias secções que ocupam postos de trabalho permanentes. Esta situação põe em causa os direitos dos trabalhadores e também a qualidade do serviço.

Parante a acção de protesto e denúncia pública junto à porta, o director geral do hotel mandou dizer que recebia o sindicato se fosse suspensa a acção,mas os sindicalistas presentes não aceitaram a oferta. Então o director dirigiu-se pessoalmente à porta para fazer a mesma oferta pessoalmente, mas os sindicalistas não lhe fizeram a vontade. Decidiu então chamar a GNR.

Contudo, também a GNR não lhe fez a vontade, nem podia, pois o direito à atividade sindical é um direito fundamental consagrado na Constituição da República Portuguesa, pelo que a acção sindical prosseguiu o seu curso até ao fim.