Hoteis Fenix 1A Semana de Luta da Páscoa, promovida pelo Sindicato da Hotelaria do Norte, culminou hoje numa acção de protesto e denúncia à porta do Hotel Ipanema Park, no Porto, pertence ao grupo HF Fénix, com uma banca contra a precariedade e distribuição de comunicados aos clientes em inglês e português, para defender os direitos dos trabalhadores, por aumentos salariais dignos, contra a precariedade laboral e na defesa do diálogo e negociação.

O Grupo Hotéis HF Fénix - o maior grupo hoteleiro na cidade, com cinco unidades e 300 trabalhadores - não respeita os direitos de quem trabalha denuncia o sindicato

Desde janeiro de 2015 que não paga o trabalho prestado em dia feriado conforme determina o Contrato Coletivo de Trabalho.

Por esse facto, os trabalhadores já perderam, em média, mais de 500 euros cada um.

Por outro lado, a associação patronal recusa negociar aumentos salariais desde 2011.

O sindicato apresentou um Caderno Reivindicativo ao Grupo Hotéis HF Fénix Porto, mas este recusa o diálogo e a negociação.

O Grupo Hotéis HF Fénix Porto paga salários muito baixos e não os atualiza há seis anos consecutivos.

Além disso, tem muita precariedade no trabalho. Todos os dias há trabalhadores precários a trabalhar no hotel em várias secções que ocupam postos de trabalho permanentes. Esta situação põe em causa os direitos dos trabalhadores e também a qualidade do serviço.

FONTE: Semana de Luta da Páscoa