cartazndocentes2104Os trabalhadores não docentes das Escolas da Rede Pública irão manifestar-se, no próximo dia 21 de Abril, concentrando-se a partir das 14.00 horas, junto à estação da CP, na Av. 5 de Outubro, para desfilarem posteriormente até ao Ministério da Educação, onde farão sentir o seu protesto pelo facto de o Ministro da Educação não ter até agora aberto a negociação do Caderno Reivindicativo, entregue há um ano àquele membro do Governo.

Ainda que tenham sido realizadas várias reuniões, entre a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais e a Secretária de Estado Adjunta e da Educação, em que as promessas foram diversas acerca dos assuntos contidos no Caderno Reivindicativo dos Trabalhadores Não Docentes, na realidade, até à presente data não foram apresentadas pelo Ministério da Educação, propostas concretas de resolução dos diversos problemas que afectam os trabalhadores.

Assim, a Escola Pública continua a ter uma crónica falta de pessoal não docente efectivo, pelo que o recurso à contratação precária é sistemática; os trabalhadores continuam sem ter direito a carreiras específicas que dignifiquem o exercício das suas funções e promovam a qualidade dos serviços prestados; o Governo insiste em destruir a Escola Pública, com o processo de municipalização que porá em causa a sua universalidade e a desresponsabilização do Poder Central.

Face a esta ausência de real disponibilidade para negociar as reivindicações apresentadas, a FNSTFPS decidiu concretizar esta Manifestação Nacional, dando assim continuidade à luta que os trabalhadores não docentes vêm levando a cabo há largo tempo por melhores condições de trabalho, de vida e em defesa da Escola Pública.

FONTE: FNSTFPS