SAM 1410 2Os trabalhadores das cantinas escolares do município de Santo Tirso, pertencentes à Uniself, conquistaram aumentos salariais de 2,2 por cento e a reclassificação profissional das cozinheiras, pelo que não realizaram a greve que tinham marcado para o passado dia 21 da Abril.
Os 90 trabalhadores das cantinas escolares do município de Santo Tirso, pertencentes à Uniself, tinham reunido em plenário, por iniciativa do sindicato, no dia 14 de Março, na Semana Contra a Precariedade promovida pela CGTP-IN, onde aprovaram um Caderno Reivindicativo e mandataram o sindicato para convocar uma greve para dia 21 de Abril, caso a empresa não cedesse às suas reivindicações.
O sindicato enviou o Caderno Reivindicativo e pediu uma reunião à empresa, que recusou reunir. Contudo, com o aproximar da greve e também por iniciativa da Câmara Municipal, acabou por ver-se obrigada a reunir e, na reunião realizada na Câmara Municipal, cedeu na reclassificação das cozinheiras de 3.ª para 2.ª e aumentos salariais 2,2 por cento, o que representa um aumento real do salário de 60 euros mensais ( de 569,73€ p/ 629,00€).
Face à cedência da empresa, os trabalhadores, reunidos novamente em plenário, decidiram suspender a greve, mas as negociações vão continuar.

FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte