A comissão negociadora sindical liderada pela Fiequimetal chegou a acordo com a administração do Grupo REN para uma actualização salarial de 1,3 por cento, com efeitos a 1 de Janeiro passado. Aquele valor aplica-se a todas as matérias de expressão pecuniária, refere-se num comunicado aos trabalhadores.

Os valores actualizados e retroactivos serão processados com os salários de Maio.

Será atribuído um «prémio de produtividade», no valor de 200 euros, a todos os trabalhadores no activo na data do acordo e que tenham seis meses ou mais de trabalho, no ano de 2016, e avaliação igual ou superior a «adequado». Nos mesmos moldes de anos anteriores, a empresa irá proceder a uma «distribuição de resultados» pelos trabalhadores.

Por negociar

Ficou acordado que se iria realizar uma reunião de negociação para tratar dos problemas inerentes aos turnos e à famigerada «mudança de faixa», que tanto tem prejudicado os trabalhadores abrangidos por estes regimes especiais de trabalho.

Na reunião de negociações, que se realizou a 27 de Abril, a CNS/Fiequimetal defendeu o aumento do subsídio de transporte que alguns trabalhadores auferem. O seu valor já não é alterado há alguns anos e o preço dos combustíveis, ao qual era referenciado, sofreu um grande aumento.

A comissão negociadora da REN respondeu que esse subsídio não é parte integrante do ACT, pelo que não poderia ser incluído nestas negociações.

FONTE: FIEQUIMETAL