cartaz steffas greve26
O STEFFAs – Sindicato dos Trabalhadores Civis das Forças Armadas, Estabelecimentos Fabris e Empresas de Defesa, emitiu pré-aviso de greve de 24 horas para dia 26 de Maio e continua a promover uma ampla mobilização dos trabalhadores deste sector, a nível nacional. Nesta jornada de luta, os trabalhadores civis das Forças Armadas e das entidades de capitais exclusivamente públicos ligadas à Defesa Nacional vão exigir do Governo o descongelamento das tabelas salariais e das carreiras, sem restrições nem condicionalismos; o direito a condições dignas de aposentação, designadamente para as longas carreiras contributivas; um processo de integração dos trabalhadores ao serviço do Estado com vínculo precário que seja sério, completo e verdadeiro; a admissão do pessoal necessário para suprir os serviços e organismos.

Hoje à tarde, pelas 14h30, os trabalhadores do Arsenal do Alfeite (AA) reúnem-se em Plenário Geral, convocado pelo STEFFAs e com a participação de Ana Avoila, da Comissão Executiva da CGTP-IN. Neste estaleiro naval existem todas as condições para actualizar a tabela salarial e atribuir progressões nas carreiras aos trabalhadores, tendo em conta o encaixe, a registar ao longo do corrente ano, de uma avultada verba referente à devolução de parte do empréstimo feito pela EMPORDEF aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e considerando a carteira de encomendas já firmada para os próximos tempos pelo AA.

Os únicos obstáculos à negociação do aumento salarial dos trabalhadores do AA, neste momento, são os «congelamentos» e restrições impostos através do Orçamento do Estado e outros diplomas, que continuam em vigor, impedindo há oito anos os trabalhadores da Administração Pública e do Sector Empresarial do Estado de terem actualização da tabela salarial e proibindo, há doze anos, as progressões na carreira. No dia 26 de Maio será constituído um Piquete de Greve do AA, junto ao histórico Portão Verde da Base Naval de Lisboa (Laranjeiro-Almada), que contará com a participação de Arménio Carlos, Secretário-Geral da CGTP-IN. Pelas 08h30 será realizada uma conferência de imprensa.

Ainda no dia 26 de Maio, os activistas do STEFFAs vão concentrar-se em frente ao Ministério da Defesa Nacional, no Restelo, numa acção de protesto pela falta de diálogo entre a tutela e este Sindicato. A concentração terá início às 10h00. Em causa está, entre outras questões do sector, a extinção da entidade fornecedora da alimentação ao Exército (a MM – Gestão Partilhada, EPE), aprovada na semana passada em Conselho de Ministros sem ter havido o encontro, que reiteradamente solicitámos, entre a tutela e este Sindicato, para discutir um processo que vai afectar mais de 400 trabalhadores, dezenas deles com vínculos precários. O STEFFAs considera gravíssima esta atitude do Ministro da Defesa, ainda mais quando está à vista que a extinção da MM-EPE, nos moldes decididos pelo Governo, vai dar origem a uma privatização encapotada, havendo já grandes empresas monopolistas, do sector da restauração, posicionadas no terreno para «agarrar» os apetecíveis contratos de fornecimento ao Exército. Este Sindicato pretende também confrontar o MDN com a falta de informação em relação ao futuro do Laboratório Militar de Produtos Químicos e Farmacêuticos (LMPQF), designadamente em relação ao seu estatuto, tutela e natureza jurídica, já que não consideramos admissível que os trabalhadores e os seus representantes sejam arredados do processo de reestruturação deste Estabelecimento e fiquem sujeitos à divulgação esporádica de notícias avulsas através da comunicação social, como tem acontecido.

FONTE: STEFFAs