greve 21A FENPROF está em realizar em todo o país a distribuição de um comunicado aos encarregados de educação e à população em geral sobre os motivos da greve que se realizará no dia 21 de Junho. Essa distribuição será feita durante toda a presente semana. Em Coimbra, ocorrerá dia 14 de Junho, na Praça 8 de Maio, a partir das 10h00.

Após um conjunto de outras lutas já realizadas, os professores e educadores estarão em greve no dia 21 de Junho. Mas este é o culminar de oito meses de tentativas junto do Governo para resolver problemas que afetam o desempenho dos professores.

Desde o início do ano lectivo que os professores e os sindicatos tentam negociar com o Ministério da Educação e, até agora, não houve disponibilidade para encontrar soluções, no âmbito do processo negocial. Chegado o final do ano lectivo, os sindicatos e os professores não podem adiar mais a resolução destes problemas.

A FENPROF tem reafirmado que o que verdadeiramente prejudica os alunos não é a realização de um dia de greve pelos professores. É a não resolução dos problemas que levaram os professores a convocar esta greve.

Não foi por a greve coincidir com alguns exames de 11.º ano que a convocámos para este dia. A verdade é que esperávamos chegar a um compromisso na reunião com o Ministério da Educação em 6 de Junho, mas não houve respostas e os prazos legais só permitiam a marcação desta greve para o dia 21 de Junho (10 dias úteis).

A FENPROF continua a afirmar que a greve só se consumará se, até dia 21, o Governo não der resposta aos problemas, assumindo compromissos que possam passar, nas questões mais complexas, pelo agendamento de um calendário negocial. Caso tenhamos de manter a greve, o ME poderá marcar os exames de dia 21 para outro dia. Desse modo, a greve incindirá, apenas, nas outras actividades (aulas e avaliações) previstas para esse dia.

Para a FENPROF e o SPRC qualquer tentativa de atirar população em geral contra os docentes apenas visa interesses que não são os da Escola e dos Alunos, pois não foi de ânimo leve que esta decisão foi tomada.

Onde consultar o documento que será distribuído:

http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/SM_Doc/Mid_115/Doc_10996/Anexos/flyer-greve-21-junho.pdf