Os trabalhadores do Pingo Doce de Vila Verde e de Braga Parque estarão em greve no próximo dia 1 de Julho. No mesmo dia, a partir das 8:30 horas, farão uma concentração de protesto junto à loja do Pingo Doce na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga. Os trabalhadores exigem respostas da empresa às suas reivindicações e problemas laborais.

O CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Escritórios e Serviços tem desenvolvido, ao longo de vários meses, acções à porta de várias lojas Pingo Doce e da sede da empresa para denunciar a política de silenciamento que o Pingo Doce tem vindo a implementar, sem resposta aos problemas e reivindicações dos trabalhadores.

Os trabalhadores estão sujeitos a horários alterados semanalmente e até diariamente, sem aviso prévio, como está previsto no Contrato Colectivo de Trabalho (CTT) aplicável. A empresa já foi alvo de denuncia às autoridades para as condições de trabalho (ACT), no entanto continua com o incumprimento, numa clara violação do CTT em vigor.

Os trabalhadores reivindicam:

• Aumento dos salários e subsídios para todos sem discriminação - não aceitamos que os aumentos estejam dependentes de avaliações subjectivas por parte das chefias.

• Contra as alterações constantes e diárias aos horários sem conhecimento dos trabalhadores nem da estrutura representativa dos trabalhadores;

• Pelo direito ao exercício da pausa de 15 minutos para os trabalhadores das bombas gasolineiras e do café em Vila Verde

• Por condições de higiene e Saúde, Segurança no trabalho-os trabalhadores da reposição nocturna ficam a trabalhar á media luz em Vila Verde

• O fim da obrigatoriedade de trabalho em secções diferentes sem a formação profissional correspondente;

• Fim ao assedio e pressão sobre os trabalhadores

FONTE: CESP