pestana algarveTrabalhadoras vindas da Madeira e de outras zonas do país estão retidas no Pestana Algarve Race, no Autódromo Internacional do Algarve, e estão a ser forçadas a limpar cerca de 30 apartamentos por dia sob ameaças de despedimento.

As quatro trabalhadoras que vieram da Madeira, com as viagens de avião pagas pela empresa, foram ontem ameaçadas de despedimento e de ficarem sem alojamento por não terem conseguido concluir todos os apartamentos. Uma das trabalhadoras queixa-se que precisa de comprar medicamentos e que não lhe é facultado o transporte para ir à farmácia. Estas trabalhadoras estão alojadas num apartamento do empreendimento sem as necessárias condições de habitação, sendo-lhes proibido levar comida para o apartamento nem lhes é permitido colocar a roupa na lavandaria.

O Sindicato está a preparar uma queixa para a Autoridade para as Condições do Trabalho.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve alerta para a situação degradante que os trabalhadores do turismo estão a viver com a brutal regressão das condições de trabalho, o aumento e desregulação dos horários de trabalho, o trabalho forçado e não pago, os salários cada vez mais baixos, a precariedade extrema, o assédio moral e a tortura psicológica.

O Governo tem que tomar medidas urgentes para por termo à situação que se vive no sector do turismo no Algarve.

FONTE: Sindicato da Hotelaria do Algarve