CasaSaudeBoavista1Uma acção do Sindicato da Hotelaria do Norte no Tribunal do Trabalho obrigou a Casa de Saúde da Boavista a reclassificar a categoria profissional dos trabalhadores e a pagar-lhes mais de 200 mil euros.

Em 2010, depois de aturadas negociações durante nove anos, a FESAHT acordou a revisão do CCT que não era revisto desde 2001.

Com esta revisão, as empresas do setor da hospitalização privada ficaram obrigadas a reclassificar as auxiliares de ação médica com mais de oito anos de experiência como auxiliar de ação média especialista.

Acontece que algumas empresas, como foi o caso da Casa de Saúde Boavista, não o fizeram.

Os trabalhadores e o sindicato reclamaram da situação, mas empresa não cedeu. Fizeram-se ações de protesto à porta mas, mesmo assim, a empresa não regularizou a situação.

Foi pedida a intervenção da inspeção do trabalho mas, como habitualmente, demora anos e anos e não atua de acordo com o seu estatuto legal.

Foi preciso o sindicato meter um processo no Tribunal do Trabalho em nome e em substituição dos trabalhadores para a empresa reconhecer a razão aos trabalhadores e ao sindicato, reclassificar todos os trabalhadores e pagar os retroativos devidos todos os trabalhadores, mesmo àqueles que não eram associados no sindicato, o que ultrapassa os 200 mil euros.

FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte