SAM 2237Os trabalhadores do Hospital Luz Saúde Arrábida, em Vila Nova de Gaia estão hoje em greve, em protesto contra a mudança de local de trabalho decidido unilateralmente pela empresa.

Os trabalhadores já responderem à carta que receberam da empresa recusando a transferência.

O Grupo Luz Saúde está a forçar a transferência dos trabalhadores do Call Center do Hospital Luz Arrábida para o Hospital Luz Póvoa de Varzim.

A empresa não alegou nenhum motivo de força maior ou imperativo para proceder à transferência do local de trabalho conforme obriga o Contrato Coletivo de Trabalho.

O novo local de trabalho dista mais de 40 km, não há transportes públicos acessíveis e com horários adequados, alguns trabalhadores vão ter de sair de casa às 5:30 horas e vão ter de chegar a casa depois das 19 horas.

Os trabalhadores não podem suportar os custos enormes de transporte.

Esta transferência acarreta prejuízos sérios para os trabalhadores e põe em causa o direito constitucional à conciliação da atividade profissional com a vida pessoal e familiar.

Até uma trabalhadora com um filho de poucos meses está a ser obrigada à transferência.

Um grupo económico que distribuiu lucros aos acionistas em 2016 de 17,4 milhões de euros não tem moral nenhuma para esta violência sobre os trabalhadores.

Por isso, todos os trabalhadores afetados estão hoje em greve

FONTE: SINDICATO DA HOTELARIA DO NORTE