soflusa barcosA SOFLUSA anunciou um novo horário a partir do passado dia 11, que contempla a REDUÇÃO de 5 (cinco) carreiras entre as duas margens (Barreiro as que eram às 7h20m, 8h10m e 9h00h e de Lisboa as que eram às 7h45m e 8h25m, isto depois de um anúncio de 10 milhões de euros para recuperação da frota, mas que pelos vistos foi apenas um anúncio, porque, na prática, o que os utentes têm agora é menos carreiras.Com esta alteração de horários a administração da SOFLUSA está a preparar a redução de um turno de serviço. É esta a forma que encontraram para responder ao problema da falta de trabalhadores. Em vez de os admitir, reduzem-se carreiras e com isso acaba-se a necessidade de novos trabalhadores e a pergunta é: Até onde quererão levar estas medidas?

Perante a falta de resposta aos problemas de imobilização de navios, o que se procura é consolidar a redução de serviços, que até agora tem sido feita através da supressão de carreiras no dia a dia, para uma situação definitiva, mesmo que, para isso, coloque mais uma tripulação imobilizada neste período, na figura de reserva, passando a haver 3 tripulações nesta situação.

O governo através da administração que nomeou dá assim uma demonstração de que o serviço público de qualidade a prestar aos utentes é secundário, o que importa é fazer de conta que se resolvem os problemas.

A FECTRANS e os seus sindicatos na empresa consideram que este não é o caminho a seguir. O que é preciso é recuperar a frota, admitir trabalhadores que faltam e montar uma oferta de serviço público que responda às necessidades dos utentes.

Fonte: FECTRANS