fesaht julhoO Grupo Trofa Saúde proibiu a realização de reuniões de trabalhadores. O Sindicato da Hotelaria do Norte vai realizar uma ação de protesto junto à porta do Hospital Privado da Trofa, no dia 27 de novembro, a partir das 8 horas, para melhor denunciar publicamente a situação. Para permitir a presença dos trabalhadores do call-center na acção, o sindicato enviou ao grupo Trofa Saúde um aviso de greve para este dia.

Foi acordada recentemente uma nova tabela salarial para o setor da hospitalização privada. O sindicato comunicou ao grupo Trofa Saúde a realização de reuniões de trabalhadores nas suas unidades de Gaia, Alfena, Matosinhos Trofa e Braga. O objetivo era dar a conhecer a nova tabela salarial acordada e analisar a situação social nas empresas do grupo. Contudo, grupo Trofa Saúde proibiu as reuniões previstas.

O direito de reunião é um direito fundamental dos trabalhadores, protegido e consagrado na Constituição da República Portuguesa que não pode ser posto em causa.

Claro está que o grupo Trofa Saúde não vai impedir o sindicato de contactar os trabalhadores, fazer o levantamento dos seus problemas lutar pela sua resolução e denunciá-los às entidades competentes, nem que para isso faça a distribuição e os contactos à porta dos hospitais.

GRUPO TROFA SAÚDE NÃO RESPEITA MUITOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

SINDICATO PROMOVE AÇÃO DE PROTESTO DIA 27 DE NOVEMBRO

O sindicato tem vindo a reunir com o grupo Trofa Saúde há mais de um ano para resolver outros problemas dos trabalhadores.

O grupo não aplica a contratação coletiva aos 90 trabalhadores do call-center do grupo na Trofa. Ao não reconhecer o direito à contratação coletiva a estes trabalhadores, o grupo pretende fugir ao cumprimento da tabela salarial, pagamento do subsídio de turno, carreiras profissionais, regime de horário e folgas, pagamento do trabalho suplementar e feriados, etc.

Além disso, os horários de trabalho nas diversas unidades de saúde estão todos desregulamentados, são alterados constantemente sem os trabalhadores e os delegados sindicais serem ouvidos, pondo em causa o direito à conciliação da atividade profissional com a vida pessoal e familiar dos trabalhadores. Também não são garantidos dois dias de descanso senal consecutivos e há um banco de horas que os trabalhadores não controlam e cujo objetivo é não pagar o trabalho suplementar.

O call center do grupo na Trofa não garante condições mínimas de saúde aos trabalhadores que ali trabalham, o ar condicionado não funciona devidamente, há telhas de amianto, entram bichos para as instalações, os trabalhadores são proibidos de falar uns com os outros pondo em causa a liberdade de expressão, os movimentos dos trabalhadores são controlados, as idas às casas de banho são controladas, a esmagadora maioria dos trabalhadores são precários, os salários são muito baixos, há um clima de pressão laboral e assédio.

Face a esta situação, o sindicato decidiu realizar uma ação de protesto junto à porta do Hospital Privado da Trofa no dia 27 de novembro, a partir das 8 horas e dará uma conferência de imprensa à porta desta unidade pelas 10:00 horas para melhor denunciar publicamente a situação. Para permitir a presença dos trabalhadores da call center na ação, o sindicato enviou ao grupo Trofa Saúde um aviso de greve para este dia.