O Sindicato da Hotelaria do Norte vai realizar uma acção de protesto junto à porta do Hospital Privado da Trofa, no dia 27 de Novembro, a partir das 8 horas, para denunciar publicamente que o grupo não aplica a contratação colectiva aos 90 trabalhadores do seu call-center. Para permitir a presença dos trabalhadores na acção, o sindicato enviou ao grupo Trofa Saúde um aviso de greve para este dia.

O sindicato tem vindo a reunir com o grupo Trofa Saúde há mais de um ano para resolver alguns problemas dos trabalhadores das suas unidades de saúde e do call-center do grupo.

O grupo não aplica a contratação coletiva aos 90 trabalhadores do call-center do grupo na Trofa. Ao não reconhecer o direito à contratação coletiva a estes trabalhadores, o grupo pretende fugir ao cumprimento da tabela salarial, pagamento do subsídio de turno, carreiras profissionais, regime de horário e folgas, pagamento do trabalho suplementar e feriados, etc. Além disso, o grupo na Trofa Saúde não garante condições mínimas de saúde aos trabalhadores que ali trabalham.

Além disso, os horários de trabalho nas diversas unidades de saúde estão todos desregulamentados, são alterados constantemente sem os trabalhadores e os delegados sindicais serem ouvidos, pondo em causa o direito à conciliação da atividade profissional com a vida pessoal e familiar dos trabalhadores. Também não são garantidos dois dias de descanso semanal consecutivos a muitos trabalhadores e há um banco de horas que os trabalhadores não controlam e cujo objetivo é não pagar o trabalho suplementar.

Face a esta situação, o sindicato decidiu realizar uma ação de protesto junto à porta do Hospital Privado da Trofa, no dia 27 de novembro, a partir das 8 horas e dará uma conferência de imprensa à porta desta unidade de saúde pelas 10:00 horas para melhor denunciar publicamente a situação. Para permitir a presença dos trabalhadores do call-center na ação, o sindicato enviou ao grupo Trofa Saúde um aviso de greve para este dia.

FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte