Na véspera e antevéspera do dia de Natal haverá greve em todo o sector das empresas de distribuição. Os trabalhadores dos super e hipermercados, grandes superfícies especializadas, armazéns e logísticas da distribuição vão paralisar nos dias 23 e 24 de Dezembro. O CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços marcou esta luta para exigir a negociação do Contrato Colectivo de Trabalho.

Os trabalhadores e o CESP exigem o aumento dos salários, a progressão automática dos operadores de armazém até ao nível VIII (operador de armazém especializado) e a eliminação da tabela B - com valores mais baixos que se aplica em todos os distritos, excepto Lisboa, Porto e Setúbal

A APED, associação patronal das empresas de distribuição, insiste nos baixos salários, na introdução de banco, de horas na redução do valor pago pelo trabalho suplementar e pelo trabalho em dia feriado.

Os trabalhadores exigem:

- A negociação do Contrato Colectivo de Trabalho do sector;

- O aumento dos salários de todos os trabalhadores e o fim da tabela B - mais baixa e que se aplica em todos os distritos, excepto Lisboa, Porto e Setúbal;

- A progressão automática dos operadores de armazém até ao nível VIII (operador de armazém especializado);

- A manutenção do valor pago por trabalho suplementar e por trabalho em dia feriado, contra a redução do valor das horas extras e do trabalho aos feriados;

- Horários de trabalho regulados, contra o banco de horas, pelo direito à conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

As empresas do sector que, diariamente, acumulam lucros milionários têm- 23 e 24 de dezembro de 2017 greve em todo o sector das empresas de distribuição (super e hipermercados, grandes superfícies especializadas, armazéns e logísticas da distribuição)

FONTE: CESP