O STIM – Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira e os trabalhadores da Sociedade Mineira de Neves-Corvo (Somincor, do Grupo Lundin Mining) não aceitam a coacção com que a administração quer impedir a greve que começa dia 22. Além de requerer a intervenção da ACT, o sindicato divulgou um parecer jurídico que comprova a legalidade e a legitimidade da luta. A Petrogal já foi condenada por uma situação semelhante.

Greves de 24 horas, com início às 6 horas, vão ocorrer nos dias 22, 27 e 29 de Dezembro, mantendo como objectivos o fim do regime de laboração contínua no fundo da mina; a humanização dos horários de trabalho; o estabelecimento de protocolo, entre a empresa e a Segurança Social, que permita a antecipação da idade de reforma dos trabalhadores adstritos às lavarias, pastefill e backfill e central de betão; a progressão nas carreiras; a revogação das alterações unilaterais na política de prémios; o fim da pressão e repressão sobre os trabalhadores.

FONTE: FIEQUIMETAL (ler mais...)