pizza hutPerante a greve que estava em preparação, a Ibersol voltou atrás com a decisão unilateral de alterar os horários dos trabalhadores das lojas da Pizza-Hut, no Porto, no dia 1 de Janeiro. A empresa comunicou, ontem, ao Sindicato da Hotelaria do Norte que manteria o horário dos anos anteriores.

Já em relação aos demais (muitos) problemas dos trabalhadores a Ibersol quer delegar a resolução na associação patronal AHRESP, ao que o sindicato já respondeu dizendo que os problemas devem ser tratado diretamente com a empresa.

É extensas as razões de queixa dos trabalhadores denunciadas pelo sindicato: “A Ibersol desregulamenta os horários de trabalho, altera sistematicamente de um dia para o outro os horários de trabalho sem consulta prévia aos trabalhadores e aos delegados sindicais ponto em causa a conciliação da atividade profissional com a vida pessoal e familiar; reduz unilateralmente a carga horária; não dá dois dias de descanso semanal consecutivos nem folgas periodicamente ao fim de semana; não paga o abono de falhas aos distribuidores; não tem devidamente regulamentados os prémios de assiduidade dos distribuidores com mota própria e mota da empresa; não paga o valor por entrega igual aos trabalhadores, quer seja com mota própria quer seja com mota da empresa; não assegura condições de segurança das motas e capacetes postos à disposição dos distribuidores por parte da empresa; não paga trabalho suplementar devido; impõe um clima de pressão e assédio laboral; não paga o salário e não classifica os trabalhadores conforme as funções efetivamente exercidas: não faz progredir na carreira os trabalhadores e não garante condições mínimas de vida e de trabalho.

A Ibersol obteve um aumento dos lucros de 21,2% no 3.º trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2016. Teve um lucro neste período de 21,8 milhões de euros e por isso não precisa de exigir sacríficos aos trabalhadores.”