recolha lixoOs trabalhadores da recolha de resíduos sólidos urbanos da Câmara Municipal do Seixal irão concentrar-se junto aos Serviços Centrais da autarquia, na manhã do dia 27 de Dezembro e decidiram realizar uma greve na primeira quinzena de Janeiro. A Câmara quer impor a estes trabalhadores horários que comprometem o gozo do fim-de-semana ao sábado e domingo.

"A alteração iria desregular a vida familiar dos trabalhadores em questão, isto para além do trabalho efectuado em dia de descanso complementar ter de ser pago como trabalho extraordinário e não ter de ser utilizado para belo prazer das entidades patronais", considera a USS - União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN numa Nota à Imprensa divulgada hoje.

A USS/CGTP-IN contesta que a tentativa de mudança de horário seja feita em forma de imposição sem diálogo ou explicação alguma, seja às estruturas dos trabalhadores, seja aos trabalhadores visados, sendo que tal comunicação é feita por carta, “lamentável” a falta de diálogo.

A organização sindical critica ainda a utilização de empresas privadas na recolha dos Resíduos Sólidos Urbanos, levando com que estes trabalhadores efectuem horários de 42 horas semanais (horários de Segunda a Sábado) e com vínculos precários.

FONTE: União dos Sindicatos de Setúbal/CGTP-IN