General Electric SetubalA intenção de encerrar definitivamente a fábrica de Setúbal da multinacional GE - General Electric é fortemente repudiada pelo SITE Sul - Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Ambiente do Sul

A confirmar-se o encerramento estarão em causa, não os 200 postos trabalhos anunciados pela GE, mas sim cerca de 400 postos trabalho directos e indirectos que laboram diariamente na fábrica e em empresas que trabalham para a GE.

Para o SITE Sul, esta pretensa intenção de fechar a fábrica de Setúbal é muito estranha porquanto, em 2013, a antiga Alstom Portugal, agora GE, recebeu apoio financeiro do Governo PSD/CDS e do AICEP para investimentos, modernização e aquisição de nova maquinaria e para criação de mais postos de trabalho. Em Marco de 2017 foi anunciado pela administração da empresa que existia um grande plano de trabalho previsto para 2018.

Em Outubro de 2017, o Governo, num despacho assinado pelo ministro da Economia e o secretário Estado da Internacionalização decretou a resolução do contrato e a devolução do incentivo financeiro pago à Alstom Portugal, acrescidos com juros, decisão que pode ter tido peso na decisão da GE em querer encerrar a fábrica de Setúbal.

Sendo esta uma fábrica de referencia nacional e internacional na Metalomecânica Pesada, na produção nacional, importante nas exportações, com mão obra qualificada e na manutenção de postos de trabalho no Distrito e Concelho de Setúbal, o sindicato exige que o Governo interceda junto da GE para travar este processo, tendo em conta todas as condições materiais e humanas que existe para a mesma continuar a funcionar.

O SITE Sul tem marcada uma reunião com administração da empresa para o próximo dia 19, pelas 9:30 horas e irá reunir em plenário com os trabalhadores, nos dias seguintes, para decidir as formas de luta que forem necessárias para travar a intenção da GE de fechar a fabrica de Setúbal.

FONTE: SITE Sul - Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Ambiente do SulSITE Sul - Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Ambiente do Sul