cofacoO Sindicato dos trabalhadores de Alimentação, Bebidas e Similares, Comercio, Escritórios e Serviços dos Açores (SABCES/Açores) está esta contra o encerramento da Fábrica da COFACO do Pico e vai exigir explicações à Administração da Empresa e ao Governo Regional.

A Administração da COFACO reuniu, ontem com os trabalhadores para comunicar a decisão de proceder ao despedimento dos cerca de 180 trabalhadores da unidade fabril do Pico, através de um processo de despedimento colectivo e de rescisões por mútuo acordo.

Todo este processo teve contornos de pouca clareza e seriedade por parte da administração da empresa, não havendo dialogo, informação e a devida consideração pelos trabalhadores.

Estamos perante uma situação que se repete, uma vez que em 2010, a COFACO encerrou a unidade fabril da Ilha do Faial, voltando agora, uma vez mais, a contribuir para o retrocesso da economia das ilhas do triângulo e consequentemente da região.

A direcção do SABCES/Açores está extremamente preocupada com os efeitos desta medida, não só sobre os trabalhadores e as suas famílias, pelos postos de trabalho diretos que estão em causa, mas também, pelos postos de trabalho indiretos, que podem afectar mais de uma centena de trabalhadores e famílias, pelo que defende que é necessário encontrar alternativas.

O SABCES/Açores considera que os despedimentos e a degradação das condições de trabalho não devem – não podem – ser a única solução das administrações para resolver as dificuldades económicas.

Infelizmente na região e num espaço de tempo muito curto assistimos a três situações deste tipo, envolvendo cerca de três centenas de trabalhadores, na SINAGA, na SOMAGUE e na COFACO do Pico.

O SABCES/Açores repudia a medida anunciada e manifesta total solidariedade para com os trabalhadores abrangidos e suas famílias, reafirmando a sua determinação em defender os postos de trabalho e garantir a protecção dos direitos e interesses dos trabalhadores, pelo que apela à mobilização de todos – abrangidos e não abrangidos – na participação no plenário do próximo dia 12 de Janeiro pelas 15h00 à porta da COFACO e nas iniciativas que vão seguir-se (manifestações, concentrações e reuniões, na semana do Plenário da Assembleia Regional).

Por outro lado, esta estrutura sindical participará activamente nos processos de informações e negociações que se seguirão e vai realizar reuniões colectivas com os trabalhadores abrangidos, destinadas à informação e esclarecimentos sobre os procedimentos e prazos a observar.

O SABCES/Açores apela a todos os trabalhadores para resistirem ao despedimento e defenderem os seus postos de trabalho.

 

Sindicato dos trabalhadores de Alimentação, Bebidas e Similares, Comercio, Escritórios e Serviços dos Açores (SABCES/Açores)

Horta, 10 de Janeiro de 2017

A Direcção