jornal diario as beirasA greve que decorreu ontem dos trabalhadores dos refeitórios escolares concessionados da região Centro, concessionadas à empresa ICA, obrigou ao encerramento de 80 por cento das cantinas na região de Coimbra. Na região Centro estiveram fechados mais de 80 dos 174 refeitórios dos estabelecimentos abrangidos.

A contestação, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares da Região Centro (STIHTRSRC) incluiu também uma concentração junto à escola Infanta D. Maria, em Coimbra. Seguida de uma marcha até à Direção Regional Educação do Centro.

“ O ICA chegou e fez tábua rasa de tudo o que já existia. Há cozinheiras de segunda contratadas como de terceira. Há problemas de logística com o transporte e o acondicionamento das matérias-primas, há horários de trabalho inferiores a 20 horas ao contrário do que está previsto no caderno de encargos, além dos contratos precários que duram apenas nove meses”, disse António Baião, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro (STIHTRSC) na concentração.

FONTE: Diário As Beiras