Os trabalhadores dos serviços do Ministério da Justiça manifestam-se, em Lisboa. Exigem a reposição do vínculo público de nomeação, mas também a revisão das carreiras.

TVI 24 - Notícias

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais realiza esta concentração nacional de trabalhadores dos serviços do Ministério da Justiça, em frente ao Ministério, no Terreiro do Paço, em Lisboa, porque, passados dois anos sobre a sua tomada de posse, o Governo continua sem resolver os problemas dos trabalhadores do Ministério da Justiça, numa manifesta falta de vontade política, pondo em causa os direitos daqueles e a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

É inaceitável que decorrido todo este tempo, os responsáveis pelo Ministério da Justiça não tenham ainda demonstrado a necessária vontade política para negociar com esta Federação, o vasto conjunto de reivindicações apresentadas que apontam para a resolução dos problemas existentes nos diversos organismos deste Ministério.

Deste modo, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais decidiu convocar uma concentração nacional de trabalhadores dos serviços do Ministério da Justiça, para o próximo dia 19 de Janeiro, pelas 14.30 horas, em frente ao Ministério da Justiça, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Com esta acção de luta, a Federação exige ser recebida pela Ministra da Justiça, com o objectivo de acordar um calendário negocial do Caderno Reivindicativo que irá reapresentar, de que constam entre outras, as seguintes matérias:

- Reposição do vínculo público de nomeação;

- Dotação dos mapas de pessoal de postos de trabalho que respondam às necessidades efetivas de todos os serviços tutelados pelo MJ;

- Revisão das carreiras subsistentes e não revistas, considerando a sua valorização funcional e salarial, nomeadamente, na Direcção-Geral da Reinserção e dos Serviços Prisionais, no Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses e no Instituto dos Registos e Notariado;

- Formação Profissional;

- Condições de Trabalho.

O Governo e o Ministério da Justiça têm todas as condições políticas para responder às justas reivindicações dos trabalhadores, e só não as resolvem se não tiverem vontade política para o fazer.

FONTE: FNSTFPS