hutchinsonA União dos Sindicatos do Norte Alentejano (USNA) revela em comunicado, terem "os trabalhadores da Hutchinson em Campo Maior visto o seu contrato alterado de forma a tornar os feriados num dia obrigatório de trabalho", e na unidade de Portalegre "foram pressionados a gozar férias fora do período legal das mesmas".

Esta estrutura da CGTP-IN salienta que na unidade de Campo Maior, onde existem trabalhadores contratados para prestar trabalho apenas ao fim-de-semana, "estes viram nos seus contratos, num passado recente, ser introduzida a obrigatoriedade de trabalhar para além do sábado e domingo enquanto dia normal, também os feriados" o que levou a que "estes trabalhadores prestassem trabalho na passada terça-feira de Carnaval, como se de um dia normal se tratasse".

A USNA salienta que "de acordo com o código do trabalho as férias devem ser gozadas no período entre 1 de Maio e 31 de Outubro mas na unidade de Portalegre desta empresa de borrachas, os trabalhadores viram-se na obrigação de gozar dias de férias por altura do Carnaval". Diz a USNA que houve trabalhadores que "ficaram em casa dias antes da terça-feira de Carnaval e outros em dias depois, não sendo assim tida em conta a sua vontade".

A terminar a USNA revela que na Hutchinson Porto "os trabalhadores organizados no seu Sindicato de classe conseguiram recentemente melhorias das condições de trabalho" pelo que "é necessário que também em Portalegre e Campo Maior os trabalhadores se organizem na luta pelos seus direitos".

Fonte: ElvasNews.pt