cena ste 2Num documento que envia hoje ao ao Primeiro-Ministro, Ministro da Cultura, Secretário de Estado da Cultura e Directora-Geral das Artes, o CENA-STE - Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos classifica o apoio extraordinário às artes de 1,5 milhões de euros, anunciado pelo Primeiro-Ministro, um “remendo".

Apesar de o apoio extraordinário ter um “acolhimento positivo” o sindicato entende que “as artes enfrentam um problema que não se resolve com remendos pontuais”.

Para o CENA-STE o modelo de apoio às artes deve ser revisto tendo em conta que é necessário:

- Criar condições de justiça na avaliação de candidaturas: estruturas com diferentes missões e objectivos não podem ser comparadas;

- Garantir que no início de cada ano civil, e aquando dos concursos de Apoios Sustentados, a contratualização dos apoios está terminada e a libertação das primeiras tranches de financiamento não ultrapassa o mês de Janeiro;

- Simplificar processos burocráticos e aumentar a eficácia da DGArtes;

- Combater de forma efectiva e estrutural a precariedade;

- Criar um modelo de apoio que fixe estruturas fora das grandes áreas urbanas e que contribua assim para um Serviço Público de Cultura que abranja de forma digna todo o território nacional.

FONTE: CENA-STE