empregoEstavelInvestigadores, docentes e não docentes do ensino superior realizam um protesto nacional amanhã, 27 de Março, em Lisboa, contra o bloqueio ao PREVPAP e pelo direito ao vínculo estável de emprego público. Os participantes vão concentrar-se às 14:30 horas, no Largo Camões, deslocando-se os participantes, de seguida, para a Residência Oficial do Primeiro-ministro.

O protesto foi convocado convocado pela FENPROF, a ABIC, a Rede de Investigadores contra a Precariedade e a Federação Nacional de Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais

A forma como o governo e direções de universidades e politécnicos têm tratado a precariedade no ensino superior e na ciência é desumana e calculista. A opção por continuarem a beneficiar do trabalho de centenas de professores e investigadores a baixo custo, ao invés de promoverem a sua justa integração em quadro envergonha toda a academia. Esse comportamento tem levado a que o PREVPAP seja praticamente letra morta sem produzir os efeitos que a lei estabelece.

Não é verdade que a generalidade dos professores convidados o sejam em seu próprio interesse, como governo e instituições de ensino superior tentam fazer crer, pois muitos docentes foram forçados a um contrato em tempo parcial, salarialmente desvalorizado e, em muitos casos, com a imposição de horários que ultrapassam os limites estabelecidos nos estatutos de carreira. Uma situação que se estende à utilização desmesurado de investigadores contratados e bolseiros de investigação, como forma de reduzir os custos, como se fossem os docentes e investigadores os responsáveis pelo subfinanciamento de universidades e politécnicos.

FONTE: FENPROF