O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI/SAMS) tenta intimidar os seus trabalhadores e persegue os delegados sindicais, denuncia o CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços, num comunicado à imprensa onde acusa o SBSI/SAMS de tentar limitar o direito à actividade sindical.

“Através de alguns dirigentes sindicais do SBSI e de algumas das suas chefias, procura-se intimidar e assediar os trabalhadores para que estes deixem de ser sócios do CESP e para que não contactem os delegados sindicais do CESP.

Estes dirigentes e chefias também efectuam uma perseguição intimidatória e abusiva a delegados sindicais, proibindo-os de estar em contacto com os trabalhadores, inclusive nos tempos de pausa, retirando-lhes funções e ameaçando-os com o encerramento de serviços.

Existe ainda a tentativa de denegrir a imagem dos delegados sindicais perante os restantes trabalhadores recorrendo a falsos testemunhos.

O SBSI/SAMS continua a não cumprir os Instrumentos de Regulamentação Colectiva de Trabalho (IRCT) em vigor, nomeadamente no que se refere aos aumentos dos salários e ao pagamento das ausências dos delegados sindicais do CESP.

O SBSI/SAMS recusa-se a retomar as negociações do Acordo de Empresa com o CESP.

O CESP e a sua estrutura sindical repudiam tais comportamentos vindos de quem se auto-intitula de estrutura sindical (afecta à UGT), e cujo Presidente da Direcção é deputado na Assembleia da República, eleito pelo PS.

Os trabalhadores e o CESP irão continuar a denunciar estas atitudes que tentam limitar o direito à liberdade sindical e exigem respostas da empresa aos vários problemas levantados pelos trabalhadores.”

FONTE: CESP