lotaOs inspectores das pescas iniciaram ontem um novo período de greve ao trabalho prestado para além do período normal de trabalho, em dias de descanso e feriados que se prolonga até 30 de Junho ,para exigirem do governo a negociação e subsequente aprovação da carreira especial de inspecção e respectivo regime de trabalho e que as competências de investigação/inspecção/fiscalização das pescas fiquem sediadas exclusivamente na Autoridade Nacional das Pescas e na inspecção daspescas em concreto.

Ainda que em 22 de Fevereiro, o Ministério do Mar tenha apresentado à Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), um projeto de criação da carreira especial de inspecção das pescas, na realidade o mesmo não corresponde às expectativase às exigências dos trabalhadores, não só porque no plano salarial não se regista qualquer valorização, mas também porque não consagra medidas para a resolução de problemas que subsistem há largos anos, como o da organização dos horários e da duração de trabalho, o da compensação pelo trabalho prestado em missões a bordo e o do regime de aposentação.

Fonte: Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS)