img ipUm plenário de trabalhadores do grupo IP, no dia 19 de Abril, vai decidir formas de luta pelo aumento intercalar dos salários e o alargamento da aplicação da contratação colectiva.

Dia 19 de Abril, pelas 10:30 horas, na estação de Santa Apolónia, em Lisboa, terá lugar um plenário nacional de trabalhadores das empresas do grupo IP (IP-Infraestruturas; IP-Telecom; IP-Engenharia e IP-Património).

No plenário, as organizações de trabalhadores apresentarão uma proposta de lutas em defesa do aumento intercalar dos salários e do alargamento da aplicação da contratação colectiva a todos os trabalhadores, independentemente do vínculo laboral.

Estas matérias são tidas como o primeiro passo para uma negociação mais abrangente de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que abranja todas as empresas e no quais e inclua um novo Regulamento de Carreiras Profissionais e dignifique as profissões de todos os trabalhadores da IP e empresas participadas.

Na IP a dispensa dos trabalhadores será feita ao abrigo dos créditos de horas a utilizar pela Comissão de Trabalhadores, nos termos do Código do Trabalho e nas outras empresas, essa dispensa terá que, nos mesmos termos ser feita pelos Sindicatos.

Todos os trabalhadores não imprescindíveis para assegurar a actividades e a segurança da empresa, podem (e devem) participar no plenário e qualquer proibição de participação dos trabalhadores nos termos do número 2 do artigo 419º do Código do Trabalho, é considerada contra-ordenação muito grave.

FONTE:FECTRANS