enfermeiros coimbraFace aos inúmeros problemas com que se confrontam diariamente, os enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra marcaram um protesto para 3 de maio, às 11h30,

Os enfermeiros protestam contra a nova tipologia de horários de trabalho, a ilegal revogação do direito de parentalidade e pela a urgente contratação de mais enfermeiros e o legal e atempado pagamento das horas extraordinárias.

Os problemas foram recentemente agravados com a ilegal revogação do direito à parentalidade, no que concerne à atribuição da flexibilidade do horário de segunda a sexta-feira, e com a imposição de uma nova tipologia de horários de trabalho, que a generalidade dos enfermeiros recusa porque não traz qualquer vantagem nem para a organização hospitalar nem para os enfermeiros.

A crónica carência de enfermeiros e a redução da carga horária de 40 para 35 horas a cerca de 300 enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho, a partir de 1 de julho, só vêm confirmar o que há muito o SEP – Sindicato dos Enfermeiros Portuguese exige: a contratação urgente de mais enfermeiros. Faltam no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra mais de 200 enfermeiros.

A acrescentar àqueles problemas há o inadmissível atraso de quatro meses no legal pagamento das dezenas de milhar de horas extraordinárias.

A concentração está marcada para a entrada principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

FONTE: SEP