EMEF Porto16Mar2018Despois de mais uma reunião inconclusiva com a administração, os trabalhadores da EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário fizeram a entrega de um pré-aviso de greve de 24 horas, para o dia 3 de Maio.

Ontem, as organizações de trabalhadores reuniram com as administrações da CP e EMEF, às quais entregaram um documento reivindicativos. Após a reunião fizeram a entrega de um pré-aviso de greve de 24 horas, para o dia 3 de Maio, para todos os locais de trabalho onde não decorram já outras acções de luta nesse dia.

A reunião com as administrações destas empresas e representantes do Ministério das Finanças, Ministério do Trabalho e Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, teve por objectivo discutir um acordo para ao actual conflito na EMEF, tendo terminado a reunião sem qualquer entendimento.

Mas, para além do discurso genérico para sustentar que na EMEF não haja uma actualização salarial igual à CP e um valor de subsídio de turno nos termos que é reivindicado pelos trabalhadores, nunca conseguiram demonstrar que não há condições objectivas para o fazer e o conflito mantém-se apenas devido às opções do governo em querer manter em 2018 os mesmos salários de 2009.

As reivindicações dos trabalhadores custarão à EMEF menos de 800 mil euros/ano, numa empresa que publicitou um resultado de 10 Milhões de euros, depois de em 2016 ter lucros de 3,5 milhões, ou seja, estamos numa empresa em que os lucros crescem e os salários descem.

A semana que está a decorrer é de lutas na EMEF, designadamente, a continuação da greve de 3 horas por turno em, Guifões, até 12 de Maio, de 3 por turno em, Contumil, até dia 30 de Abril, a que se juntam as lutas em todas as oficinas nos dias 26 e 27 de Abril, com greves parciais de 3 horas por turno, culminando nma luta Nacional na forma de greve de 24 horas, no dia 3 de Maio.

Fonte: SNTSF