O CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio Escritórios e Serviços acusa a empresa Eulen de ilegalidades, entre as quais a de não respeitar o CCT - Contrato Colectivo de Trabalho.

Em conformidade com o CCT, quando o trabalhador presta trabalho em dia feriado obrigatório tem direito a um dia de descanso compensatório de igual duração, ou ao acréscimo de 100% da retribuição. A empresa não está a cumprir a lei neste preceito.

O CESP denuncia também o valor vergonhoso do subsídio de alimentação pago pela Eulen: 1,80 euros. Isto numa empresa que não aumenta os salários dos seus trabalhadores e pratica vencimentos muito baixos.

Para o sindicato é essencial o aumento dos salários para valorizar o trabalho e fazer face às despesas básicas para se viver dignamente. Apela, por isso, ao reforço da luta dos trabbalhadores

Contratos de trabalho ilegais

Trabalhadores com vários anos de casa, com contratos de trabalho a tempo incerto por motivo de acréscimo de trabalho, que após anos de trabalho são despedidos ilegalmente, denuncia o CESP.

O Sindicato afirma ainda que “existem chefes/supervisores que recorrem ao autoritarismo e humilhação extrema, no diálogo com os trabalhadores, utilizando a pressão e a ameaça como meio de criar medo e constrangimento prejudicando gravemente os trabalhadores e o ambiente de trabalho”.

FONTE: CESP