A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais suspendeu a greve nacional dos trabalhadores da inspecção sanitária, que deveria começar às zero horas da próxima segunda-feira, prologando-se por mais quatro dias e as concentrações previstas para o início da semana, em Lisboa, junto à DGAV e ao Ministério

da Agricultura, depois de o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação se ter comprometido com a constituição da carreira especial de inspecção sanitária e de auxiliar de inspecção, em reunião realizada esta tarde.

Em acta assinada no final da reunião pelo Secretário de Estado e pelos representantes da Federação, ficou garantido que aquele irá apresentar, no próximo dia 8 de Junho, um projecto de constituição da carreira especial de inspecção sanitária e de auxiliar de inspecção, para negociação a partir desse dia.

Ficou ainda garantido, no mesmo documento, que o recurso à celebração de protocolos entre a DGAV e os municípios, no sentido de estes poderem contratar médicos veterinários para a inspecção sanitária, cessa a partir de hoje, pondo cobro a um processo que, declaradamente, conduzia à municipalização e ao consequente desvirtuamento da capacidade inspectiva da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.

O Secretário de Estado da Agricultura assumiu ainda que as ajudas de custo serão pagas nos prazos legalmente fixados o que, actualmente, a DGAV não respeita.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais considera que os compromissos hoje assumidos pelo Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, resultam da luta até agora travada pelos trabalhadores da inspecção sanitária, designadamente, da mais recente greve, realizada entre 30 de Abril e 5 de Maio, que registou significativa adesão por parte dos trabalhadores e do anúncio de uma nova greve que deveria começar no próximo dia 28 e se prolongaria até 2 de Junho.