sport play soccer football playerA Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que se realiza amanhã, vai ter à porta os sindicalistas das federações sindicais envolvidas no processo negocial do CCT - Contrato Colectivo de Trabalho, a fazer numa conferência de imprensa para denunciar a intenção da Liga de Clubes de fazer caducar o contrato coletivo de trabalho em vigor. O CCT aplica-se a todos os trabalhadores dos clubes e sociedades desportivas.

A Liga pretender apenas negociar salários para os trabalhadores das sociedades desportivas que auferem salários até 600 euros, deixando os demais trabalhadores com os salários congelados.

Numa conferência de imprensa anterior, em abril, além daqueles factos, as federações sindicais denunciaram também o papel da representação do Benfica na comissão negociadora patronal e acusaram a Liga de posições violentas e destruidoras de toda a regulamentação coletiva e dos direitos dos trabalhadores conquistados ao longo de décadas.

Na reunião de conciliação do contracto coletivo de trabalho, realizada dia 8 de junho, no Ministério do Trabalho, a Liga dos Clubes, alegando a realização da conferência de imprensa sindical realizada naquele dia, requereu ao Ministério o encerramento da conciliação que decorre na DGEERT Porto.

As federações sindicais limitaram-se a defender os direitos legítimos dos trabalhadores do modo que entenderam mais conveniente e tal defesa não pode ser motivo suficiente para a Liga requerer o encerramento do processo de conciliação do CCT.

Assim, para denunciar publicamente esta atitude da liga, que põe em causa direitos democráticos com assento constitucional, e dar melhor informação, as federações sindicais envolvidas no processo negocial do CCT, realizam nova conferência de imprensa, amanhã, dia 13, pelas 13:45 horas, à porta da Liga dos Clubes, altura em que terá lugar nova assembleia geral da Liga.

FONTE: FEPCES e FESAHT