Os trabalhadores da Servirail (bares dos Comboios) iniciam no dia 28 de Junho uma greve por aumentos salariais e na defesa dos direitos.

Na última reunião de negociações, esta multinacional, que explora o serviço de refeições dos bares dos comboios Internacional, Alfa Pendular e Intercidades, alterou a sua proposta de aumentos de 8 euros para 9 euros, o que não repõe sequer o valor da inflação registado em 2017.

Além disso, a empresa pretende retirar direitos: reduzir o pagamento do trabalho suplementar de 100 por cento para 25 por cento na primeira hora e de 35 por cento na 2.ª hora; reduzir o pagamento do trabalho em dia de descanso semanal de 100 por cento para 50 por cento; reduzir o pagamento do trabalho em dia feriado de 100 por cento para 50 por cento; retirar o direito à alimentação em espécie (2 sandes e 2 sumos diários) e pagar o subsídio de alimentação apenas nos dias de trabalho efetivo (pagar apenas 20 dias/ mês em lugar de 22 dias (mês).

Assim, de acordo com uma deliberação dos trabalhadores, realiza-se uma greve com início dia 28 do corrente, mas sem fim à vista, por aumentos salariais e na defesa dos direitos.

FONTE: SINDICATO DA HOTELARIA DO NORTE