bar cpA greve nos bares dos comboios Alfa Pendular, Intercidade e Internacional, mantém-se no 5.º dia consecutivo com uma adesão de praticamente 100%. Os comboios estão a circular sem serviço de refeições. Há apenas uma trabalhadora precária, contratada através de uma empresa de trabalho temporário, a trabalhar.

Os trabalhadores realizaram hoje plenários, pelas 14 horas, no Porto e em Lisboa para decidirem se continuam a greve amanhã.

Os trabalhadores estão em luta por aumentos salariais justos e dignos, contra a intransigência patronal que quer dar apenas 9 euros de aumento no salário, que não repõe sequer o poder de compra perdido com a inflação registada em 2017 de 1,4%.

A proposta sindical é de 24,5 euros mínimos.

Os trabalhadores estão também em luta na defesa dos direitos que a empresa pretende retirar, designadamente baixando o pagamento do trabalho suplementar, e por dois dias de descanso semanal ao fim de 4 dias de trabalho para os trabalhadores do armazém de Lisboa, equiparando-os aos do armazém do Porto.

Entretanto, chegou ao conhecimento do sindicato que a CP está a pagar à Servirail o serviço que não está a ser prestado nos dias da greve e que as multas pela não prestação do serviço não têm sido aplicadas.

 

Fonte: Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte