Viana do CasteloDia 27 de Julho de 2018 os trabalhadores das Santas Casas de Misericórdia do Distrito de Viana do Castelo estão em greve

Às 10h30 – concentração na Praça da República e desfile para a ACT

Há muitos anos, demasiados, que as Misericórdias se recusam aumentar os salários dos trabalhadores.

Aos sócios do CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal estão obrigados a pagar diuturnidades e também isso recusam – mesmo após a realização de várias reuniões nos serviços da DGERT em que assumiram o dever de as pagar.

Faltam muitos trabalhadores na generalidade das valências das Santas Casas deste Distrito.

A ACT – Centro Local do Alto Minho, após várias denúncias do CESP continua sem actuar inspectivamente e sem obrigar as Santas Casas do Distrito a repor a legalidade.

O CESP e os trabalhadores, muitos com 25 e mais anos de antiguidade nestas instituições, consideram inaceitáveis os salários de 580 e 600 euros mensais.

A caridade e solidariedade das Santas Casas da Misericórdia não pode fazer-se à custa das condições de trabalho e de vida dos trabalhadores.

Face a esta situação inaceitável, os trabalhadores vão estar em greve no próximo dia 27 de Julho de 2018.

O CESP realiza no dia 27 de Julho de 2018, às 10h30, uma Concentração na Praça da República em Viana do Castelo, com deslocação para o Centro Local do Alto Minho da ACT com o objectivo de alertar a opinião pública os provedores das Santas Casas de Misericórdia e a ACT para as suas justas reivindicações:

- Aumento dos Salários

- Pagamento das diuturnidades devidas

- Pagamento em dobro do trabalho normal em dia feriado

- Admissão de mais trabalhadores para as diferentes valências

 

Fonte: CESP