such cpiaOs trabalhadores do SUCH vão realizar uma greve dia 13 de Agosto por melhores condições de vida e de trabalho. No mesmo dia fazem também uma concentração de protesto, a partir das 9:30 horas, junto aos escritórios do SUCH, no Porto.

Os trabalhadores estão em luta por aumentos salariais de 4%, no mínimo, 40 euros; atualização do subsídio de refeição para 4,77 euros/dia; regime de 5 diuturnidades, a vencer de 4 em 4 anos, no valor de 20 euros cada; subsídio de risco no valor de 50 euros/mensais; pagamento do trabalho ao sábado e domingo com um acréscimo de 25%; redução do horário de trabalho para 35 horas semanais; garantia de 25 dias úteis de férias para todos, sem qualquer penalização; carreiras profissionais, com 3 níveis remuneratórios na vertical e 5 na horizontal.

Na reunião realizada com a empresa, esta apenas aceitou atualizar o subsídio de alimentação, alegando falta de condições económicas e dívidas que os hospitais têm com o SUCH que impossibilitam quaisquer aumentos salariais ou a redução do horário de trabalho.

Com esta greve, será afetado o serviço de refeições dos hospitais de São João, Pedro Hispano e de Valongo, bem como as lavandarias do São João, Magalhães Lemos e Vila Real, que fornecem roupa para vários hospitais da região Norte e ainda os serviços de manutenção, resíduos e limpeza de muitos hospitais.

A greve tem âmbito nacional é promovida pela FESAHT.

Já foi solicitada uma reunião ao Ministro da Saúde, que está agendada para dia 11 de setembro, pelas 15 horas.

CONCENTRAÇÃO DE PROTESTO

O sindicato vai realizar neste dia, a partir das 9:30 horas, junto aos escritórios do SUCH, na Rua Eng. Ferreira Dias 370, Porto, uma concentração e protesto, com a presença dos trabalhadores em greve.

Pelas 10:30 horas será dada uma Conferência de Imprensa no local para fazer o balanço da greve.

FONTE: SINDICATO DA HOTELARIA DO NORTE