O Sindicato da Hotelaria do Norte concluiu ontem um levantamento às empresas de alojamento, restauração e bebidas da região Norte, com sete equipas de dirigentes sindicais que visitaram mais de duas centenas de estabelecimentos da cidade do Porto.

Nestas ações levadas a efeito nas principais cidades de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real, verificamos que a esmagadora maioria dos hotéis, restaurantes, cafés, pastelarias e similares não cumprem a nova tabela salarial e demais direitos do CCT.

Hoje, na cidade do Porto, constamos que a maioria dos hotéis cumpre a nova tabela salarial e, em geral, cumprem também com os demais direitos dos trabalhadores, mas ainda há muitas empresas, incluindo o Grupo Pestana, que é maior grupo hoteleiro nacional, que não cumpre nem com a tabela salarial nem com os demais direitos do CCT, como o pagamento do trabalho em dia feriado com 200%, trabalho suplementar com 100%, prémio de línguas, carreiras profissionais, diuturnidades etc., concretamente no Pestana Vintage Ribeira Porto e no Pestana Porto Brasileira, unidades de cinco estrelas.

Ora, não há nenhuma razão para alguma empresa não cumprir este CCT que regula a atividade turística celebrado entre a FESAHT e a APHORT, pois o mesmo foi publicado no Boletim do Trabalho e Emprego n.º 23, de 22 de junho de 2018, com efeitos a 1 de abril de 2018, bem como já foi publicada no Diário da República n.º 144, de 27 de julho de 2018, a portaria de extensão que não teve oposição de nenhuma outra associação patronal e, por isso, é aplicável a todas as empresas quer sejam filiadas ou não na APHORT ou noutra associação patronal qualquer.

A direção do sindicato promove segunda-feira, pelas 10 horas, uma conferência de imprensa, junto ao Hotel Pestana Porto Brasileira, na Rua de Sá da Bandeira 91, 4000-427 Porto, para prestar publicamente uma melhor informação sobre o cumprimento do novo CCT e os motivos que levam à falta de trabalhadores na atividade turística.

FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte