A FESAHT – Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal, a União dos Sindicatos do Algarve e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve vão realizar uma acção pública, em Albufeira, no próximo dia 28 de Agosto, onde irá ser distribuído um comunicado aos turistas, trabalhadores e população em geral e que será precedida de uma conferência de imprensa, pelas 12h00, no largo de acesso à Praia da Oura, para a qual esse órgão de comunicação social fica desde já convidado a estar presente.

A conferência de imprensa tem como objectivo fazer a apresentação pública das propostas e soluções para a resolução do problema da falta de mão-de-obra de que os patrões do sector tanto se têm vindo a queixar.

PATRÕES DOS HOTÉIS E RESTAURANTES QUEIXAM-SE DE FALTA DE TRABALHADORES...SINDICATOS TÊM SOLUÇÕES!

Nos últimos anos têm sido recorrentes as denúncias públicas do patronato do sector do turismo, nomeadamente da AHETA e da AHRESP, sobre a alegada falta de trabalhadores em quantidade e qualidade para responder às crescentes necessidades das empresas.

Na verdade, a tão anunciada falta de mão-de-obra no sector da hotelaria e restauração é, por um lado, a constatação do resultado de anos de errada opção patronal e governamental de reduzir salários, direitos e condições de trabalho para embaratecer o custo do trabalho e, por outro lado, são apelos ao Governo e aos partidos da política de direita para aumentarem os apoios públicos à deslocação de trabalhadores nacionais de outras regiões do país e facilitarem a vinda de trabalhadores estrangeiros à procura de uma vida melhor, que estando deslocados são mais vulneráveis, servindo para garantir níveis de exploração laboral ainda maior e, por essa via, aumentar ainda mais os lucros das empresas e dos patrões do sector.

Para um turismo de qualidade é indispensável valorizar o trabalho e os trabalhadores, repartir com eles a riqueza criada de forma justa e proporcionar-lhes melhores condições de trabalho e de vida.