hotelaria salariosA FESAHT – Federação dos Sindicatos da Hotelaria assinou ontem um acordo de revisão do Contrato Colectivo de Trabalho (CCT) para a área da restauração e bebidas com a associação patrona AHRESP.

Em resultado deste acordo sobem de nível salarial algumas categorias profissionais, designadamente dos empregados de bar, balcão, mesa, self-service e snack, o que equivale a um aumento salarial de 6,7%.

Nesta revisão, apenas foram atualizados os salários e cláusulas pecuniárias.

É intenção da FESAHT convocar a AHRESP para novas negociações em setembro tendo em vista a revisão de todo o clausulado do CCT no sentido de criar melhores condições para fixar os trabalhadores no setor, combatendo assim a alegada falta de mão-de-obra.

Com esta revisão e depois de ter assinado com as associações patronais APHORT e AIHSA, fica coberto todo o setor da restauração a nível nacional com contratação coletiva, designadamente restaurantes, cafés, pastelaria, confeitarias e similares, que abrangem, a nível nacional, centenas de milhares de trabalhadores.

Entretanto, prosseguem as negociações com a AHRESP para o setor do alojamento e cantinas/alimentação coletiva.