2018903GreveAdP 24abril arquivoA Fiequimetal e o STAL assinaram com o Grupo Águas de Portugal o acordo colectivo de trabalho (ACT) que garante os mesmos direitos aos 2520 trabalhadores de todas as empresas inseridas no universo AdP. Foi resultado da luta, salientaram os dois sindicatos da CGTP-IN.

Neste acordo, assinado no dia 2 de Agosto ao fim de nove anos de salários congelados, foi definida uma compensação extraordinária de 125 euros, a incluir no primeiro processamento salarial após a entrada em vigor do ACT.

Foram acordados novos valores, com efeitos a 1 de Julho, para os subsídios de refeição, de turno e de disponibilidade (ou prevenção) e para o trabalho suplementar.

O período de trabalho nocturno ficou estabelecido entre as 20h00 e as 07h00.

O ACT entra em vigor no quinto dia após a sua publicação no Boletim do Trabalho e Emprego.

São salvaguardadas situações mais favoráveis em vigor à data da assinatura para alguns trabalhadores, designadamente quanto a abono de falhas, subsídios de turno, de função e de responsabilidade, compensações por mobilidade geográfica.

Ficam igualmente ressalvadas algumas prestações pecuniárias, acordadas em sede de contrato individual de trabalho.

Permanece em vigor do Acordo de Empresa da EPAL, tal como vai continuar a luta para que ele se aplique a todos os trabalhadores desta.