Os trabalhadores do Pingo Doce realizam esta manhã uma acção de denúncia e protesto à porta da loja junto ao Spacio Shopping dos Olivais, anunciou o CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal.

Segundo o CESP, o Pingo Doce aumenta ainda mais a brutal exploração a que os trabalhadores são submetidos: trabalham sete dias por semana, raramente têm direito a fins-de-semana ou feriados, com horários desregulados e submetidos a constantes alterações, com ritmos de trabalho inaceitáveis e pressão para cumprimento de objectivos, em muitos locais de trabalho sem condições de segurança e saúde no trabalho, sem qualquer respeito pelo direito à conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar.

“É uma vergonha que no sector da grande distribuição, com milhões de lucros, as empresas, nomeadamente o Pingo Doce que é Presidente da Associação Patronal APED, exijam contrapartidas para negociar salários e condições de trabalho tão baixos.

Os trabalhadores não aceitam a redução do valor pago pelo trabalho suplementar!”

Os trabalhadores exigem:

- O aumento dos salários de todos os trabalhadores do setor;

- O fim da tabela B e consequente aplicação em todo o país da tabela mais alta;

- A correcção da injustiça na carreira profissional dos operadores de armazém e a sua promoção automática equiparada aos operadores de loja;

Esta acção insere-se na mobilização para a Greve dos trabalhadores das empresas de distribuição, super e hipermercados, grandes armazéns e logísticas, que vai decorrer amanhã, dia 12 de Setembro, com concentração às 11 horas na sede da Associação Patronal – APED. Na concentração estará presente Arménio Carlos, Secretário Geral da CGTP-IN.