20180914SiteSul VNAutoNo momento em que termina o período de atribuição de subsídio de desemprego, alguns dos ex-trabalhadores da VN Automóveis (Vendas Novas) não conseguiram encontrar emprego, devido à sua idade, próxima da reforma, alertou o SITE Sul, lembrando que a CGTP-IN tem uma proposta para estas situações.

A antecipação da pensão de velhice, sem qualquer penalização, seria uma solução a propor a estes trabalhadores, desempregados de longa duração. Este caso levou o sindicato a reafirmar a necessidade de o Governo PS dar resposta a uma reivindicação da CGTP-IN nesse sentido.

Num comunicado que divulgou na sexta-feira, dia 14, o SITE Sul nota que também o presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas já se esqueceu da promessa que fez quando do fecho da empresa, há três anos: iria estabelecer contactos com outras empresas na região e com a Autoeuropa, para a integração destes trabalhadores especializados. Esta promessa cedo se esfumou e não se concretizou nenhuma integração.

O sindicato recorda que em 2013 a VN Automóveis era o quarto maior fabricante de componentes para automóveis em Portugal. Devido a várias situações pouco claras, começou a decair, até à insolvência e encerramento, em Julho de 2015.

Desde então, os seus trabalhadores aguardam pelo pagamento das indemnizações, tendo o administrador da insolvência uma responsabilidade grande nesta situação.

Ao longo deste período o SITE Sul e a União de Sindicatos de Évora (CGTP-IN) têm desenvolvido todas as diligências para que a situação se resolva rapidamente e que todos os trabalhadores recebam os valores a que têm direito.

FONTE: FIEQUIMETAL