sonae 3A Sonae quer impor uma espécie de Facebook obrigatório aos trabalhadores através do seu sistema IOP (Improving our People), denuncia o sindicato.

Num comunicado distribuído aos trabalhadores onde faz a denúncia da situação, o CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços disponibilizou uma minuta/formulário para os trabalhadores preencherem e comunicarem que não estão dispostos aceitar a divulgação dos seus dados privados na rede social interna da Sonae.

Segundo o CESP, a Sonae utiliza os dados pessoais dos trabalhadores sem o seu consentimento para colocação na ferramenta de recursos humanos com a função de rede social designada IOP .

A empresa terá comunicado aos trabalhadores a existência de tal ferramenta como sendo apenas de recursos humanos, ocultando de todos as funções perversas de rede social interna.

A rede possibilita a consulta de perfis com foto, podendo também consultar-se a carreira profissional e dados dos colegas e gravar em formato PDF, revela o CESP.

Mais grave, para o sindicato, é a possibilidade de os colegas poderem fazer comentários que só a Sonae pode gerir, estando assim os trabalhadores e a sua privacidade expostos ao julgamento público sem o poderem impedir.

Existe na Lei uma forte limitação, quer na recolha de dados pessoais dos trabalhadores, quer na utilização desses dados recolhidos, incluindo quando tal recolha decorre da existência de um Contracto de Trabalho.

No comunicado, o CESP informa que já reuniu com a Sonae “e denunciou e repudiou tal sistema. Após a denúncia do CESP foi retirado o percurso profissional dos trabalhadores do sistema, adicionada opção de retirar ou editar foto e “supostamente” retirada a função de imprimir que continua activa”.

A Sonae assumiu também, perante os trabalhadores e o CESP, retirar os perfis dos que assim pretenderem, informa o sindicato.

Os trabalhadores que não estejam dispostos a aceitar a divulgação dos seus dados pessoais privados na rede social interna da Sonae podem opor-se, utilizando uma minuta impressa no verso do comunicado do CESP.

Ler comunicado aos trabalhadores da Sonae

FONTE: CESP