26136256 A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais promove, no próximo dia 15 de Outubro, pelas 15:00 horas, com concentração no Largo do Camões e desfile para o Ministério da Agricultura, no Terreiro do Paço, uma Manifestação Nacional de Vigilantes da Natureza, com o intuito de exigir do Governo, a revalorização da carreira e a melhoria das condições de trabalho.

O Governo continua sem dar resposta à exigência de valorização da carreira de Vigilante da Natureza, convertendo a mesma em carreira especial e de actualização do regime de trabalho aprovado com o Decreto-Lei nº470/99, de 6 de Novembro, designadamente, quanto à atribuição do suplemento de risco que deverá ser actualizado e ter um âmbito mais abrangente, cobrindo a disponibilidade permanente, as variações nos horários e nos dias de descanso, a penosidade e a insalubridade.

Por outro lado, a revitalização da carreira, com a admissão de novos efectivos, que deveria ter uma expressão significativa, com a admissão, pelo menos de 100 vigilantes da natureza, em 2017 e outros 100, em 2018, está a ser feita a “conta-gotas”, com natural prejuízo para a protecção do Ambiente e da Natureza.

Quer o Ministério do Ambiente, quer o da Agricultura, quando reúnem com esta Federação, fazem promessas no sentido de apreciarem este problema e de negociarem uma solução. Contudo, o tempo vai passando e as promessas não passam disso!

FONTE: FNSTFFNSTFPS