coimbraA Direcção do Sindicato de Hotelaria do Centro desenvolveu ontem, 10 de Outubro, desde as 7 da manhã uma acção de divulgação das tabelas salariais de 2018 negociadas e publicados em Boletim de Trabalho e Emprego recentemente, ambas com efeito a 1 de Janeiro de 2018.

Pelo que constatamos no contacto com os trabalhadores(as) existem retroactivos de valor significativo que os Patrões têm de pagar no acerto dos salários.

O Sindicato fará de tudo, para em defesa dos seus associados e de todos quando nos procurem, para que os salários e os direitos dos contratos sejam respeitados.

No dia de ontem, 9 de Outubro, a Direcção do Sindicato obteve informação, pela Câmara Municipal de Ourém, sobre uma possível introdução de uma taxa Turística de 1€ no alojamento em estadia superior a 3 dias.

Somos da opinião que se os resultados da sua aplicação servirem para melhorar as condições de vida das populações do Concelho, que diariamente estão afectadas pelos efeitos do enorme fluxo de Turistas que indirectamente interfere nas suas vidas e aumenta por essa via o custo de vida no concelho, estaremos de acordo.

Não compreendemos nem podemos corroborar da opinião dos Patrões dos sector e da Associação Comercial quando referem que os valores cobrados de Alojamento Turístico são em média muito baixos e que por isso seria impeditivo de aumentos no alojamento através da introdução desta possível taxa turística.

O que sabemos é que a média do valor anual cobrado por quarto/dia é superior à média Nacional e em outros períodos são praticados preços superiores ao dos restantes destinos turísticos que na restauração existia muita ecónomia informal já o sabíamos, agora na hotelaria não.

Por isso o que achamos é que os mesmos devem ser conhecidos e públicos para se perceber o seu alcance.

A Direcção do Sindicato pretende que neste destino turístico de enorme dimensão, o maior do turismo religioso da Europa, os Patrões respeitem os seus trabalhadores nas condições de trabalho, direitos e salariais o que infelizmente ainda não acontece.

Iremos continuar a sensibilizar e organizar os trabalhadores e iremos continuar a denunciar todas as situações de atropelos e ilegalidades que desrespeitem os direitos de todos quantos diariamente fazem o Turismo real.

FONTE: Sindicato de Hotelaria do Centro