Feriados PenafielOs trabalhadores da Eurest que asseguram o serviço de refeições do hospital Padre Américo, em Penafiel, estiveram em greve e realizaram uma concentração de protesto à porta do hospital, hoje de manhã.

A Eurest, concessionária do serviço de refeições do hospital Padre Américo em Penafiel, não paga o trabalho prestado em dia feriado conforme determina o contato coletivo de trabalho, apesar de já ter sido condenada pelo Tribunal do Trabalho de Penafiel e pelo Supremo Tribunal de Justiça.

A empresa também não paga o subsídio noturno das 20 ás 22 horas a muitos trabalhadores, violando a contratação coletiva.

Cerca de 50% dos trabalhadores têm vínculo precário, mas ocupam postos de trabalho efetivos.

Há trabalhadores que não estão classificados nem são remunerados de acordo com as funções que exercem.

Há discriminação na retribuição e nas condições de trabalho.

A Eurest não deu aumentos salariais em 2018, os salários que a empresa paga são muito baixos.

Por isso, hoje, os trabalhadores estiveram em greve e realizaram uma concentração de protesto à porta do hospital.

Trabalham neste refeitório mais de 50 trabalhadores e apenas foram assegurados os serviços mínimos aos doentes acamados e por isso a greve teve uma adesão de 100%.

Foi afetado os serviços de refeições aos médicos, enfermeiros e demais trabalhadores e utentes do hospital.

A empresa tentou impedir a entrada do piquete de greve, mas este acabou por entrar nas instalações exercer as funções que a lei lhe confere.

Depois de o piquete de greve ter abandonado as instalações, sabemos que entraram outros trabalhadores que não estavam no seu horário de trabalho, o que representa uma violação da lei da greve.

FONTE Sindicato da Hotelaria do Norte